COMO INSTALAR FIREFOX 51 PARA ACESSAR O SITE DO BANCO DO BRASIL

Na versão 52 o Firefox, por questões de segurança, parou de dar suportes a antigos plugins que alguns sites, como o internet banking do BB, ainda usam hoje, impedindo o acesso a esses sites nas versões mais recentes do navegador de internet. Neste artigo vou ensinar a instalar o Firefox 51, versão antiga que ainda tem suporte aos plugins e pode acessar os sites que os demandem. A instalação é feita de forma totalmente independente e sem interferir nos pacotes do sistema ou no Firefox padrão do sistema(que deve ser utilizado para todas as tarefas que não demandarem os plugins antigos, pois somente o Firefox padrão do sistema receberá atualizações).

Para começar faça o download do Firefox versão 51 em apenas um dos links abaixo, de acordo com o tipo do seu sistema:

Para sistemas 64bits: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0.1/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.1.tar.bz2

Para sistemas 32bits: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0.1/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.1.tar.bz2

Vá até a pasta Downloads e descompacte(imagem abaixo) o arquivo firefox-51.0.1.tar.bz2 que você acabou de baixar. Mova a pasta descompactada firefox(que contem o seu Firefox versão 51) para a pasta em que deseja guardá-lo(no meu caso, escolhi criar uma pasta chamada Programas para guardá-lo).

Extrair firefox 51 aqui
Descompactando o Firefox versão 51

Agora nós vamos criar um novo perfil do Firefox para não misturar as coisas que você acessa e usa(sites visitados, extensões instaladas, etc) no seu Firefox normal com o Firefox que vai ficar na versão 51: abra o seu Firefox normal e na barra de endereço de uma aba qualquer digite about:profiles; agora clique no botão Criar um novo perfil(imagem abaixo); irá abrir uma janela para você criar o novo perfil, clique em Avançar, preencha o campo que aparece com o nome que desejar(utilizaremos Versão51 como nome do nosso perfil neste tutorial) e clique em concluir. Pronto, um perfil com configurações, histórico e extensões separados foi criado para usarmos com o nosso Firefox versão 51.

criar um novo perfil no Firefox.png
Criando um novo perfil para o Firefox

Agora que já baixamos o nosso Firefox versão 51 e criamos o perfil para não misturar as coisas com o nosso Firefox normal, vamos criar um atalho para abrir o Firefox versão 51 usando este perfil que criamos, então abra o programa Editor de Textos(gedit ou qualquer outro que você tenha) e preencha o conteúdo abaixo:

Substitua a área marcada para substituir na linha Exec= e ao final coloque o nome do perfil do Firefox que criamos no passo anterior(que no tutorial escolhemos Versão51). Ex.: /home/buntu1704/Programas/firefox/firefox -new-instance -P Versão51

[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Firefox versão 51
Exec={CAMINHO PARA A PASTA FIREFOX 51}/firefox -new-instance -P {PERFIL DO FIREFOX}
Icon=firefox

Nossa versão ficou assim:

[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Firefox versão 51
Exec=/home/buntu1704/Programas/firefox/firefox -new-instance -P Versão51
Icon=firefox

Agora salve esse aquivo, que será o atalho para abrirmos o nosso Firefox versão 51, com o nome “Firefox versão 51.desktop”. Após salvar, abre o programa Navegador de Arquivos e vá até onde você salvou o arquivo de texto que acabamos de fazer, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção “Propriedades”. Na aba Permissões da janela de propriedades do arquivo, marque a caixa de seleção “Permitir execução do arquivo como um programa”. Feito isso pode fechar a janela de propriedades.

Agora vamos abrir o Firefox versão 51 e configurá-lo para que nunca atualize: dê dois cliques no arquivo que você acabou de criar e será aberto o Firefox versão 51. No canto superior direito na janela, clique nos três tracinhos para abrir um menu em seguida na opção Preferências. Desmarque(se estiver marcada) a opção “Sempre verificar se o Firefox é o navegador padrão”. Agora vá para a área Avançado através do menu do seu lado esquerdo e marque a opção de nunca atualizar. Agora sim, terminamos, pode usar seu Firefox 51.

O Firefox versão 51 com suporte ao plugin java necessário para entrar no internet banking do Banco do Brasil e outros sites está instalado. Agora lembre-se:

  • Para acessar os sites através desse Firefox versão 51 você também precisa instalar os plugins. No caso do plugin Java exigido pelo BB, basta seguir este tutorial para isntalar: http://www.diolinux.com.br/2014/03/como-instalar-java-8-no-ubuntu.html
  • Utilize o Firefox versão 51 que baixamos somente para os sites necessários, para todo o resto use o Firefox padrão do sistema, pois somente ele recebera as atualizações de segurança futuras.

 

É isso, espero que tenha sido útil para você e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s